segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Sagas que você precisa conhecer



Existem muitas sagas que são bem famosas, que todo mundo tem na sua estante ou pelo menos já ouviu falar, como Harry Potter, Jogos Vorazes, Percy Jackson e os Olimpianos, entre várias outras. Mas ainda existem muitas séries de livros super legais e que quase não se ouve falar delas por aí. Então nós fizemos uma lista de algumas sagas, que apesar de não serem tão conhecidas assim, chamaram a nossa atenção, e com certeza merecem ser lidas:


Artemis Fowl: O Menino Prodígio do Crime (Artemis Fowl #1) – Eoin Colfer


 

Artemis é o único herdeiro do clã Fowl, uma lendária família de personagens do submundo, célebres na arte da trapaça. O garoto imagina um plano para recuperar a fortuna de sua família, após o desaparecimento misterioso de seu pai. Seu plano poderia derrubar civilizações e mergulhar o planeta numa guerra entre espécies. O garoto começa a pôr seu plano em prática em Ho Chi Minh, a calorenta capital do Vietnã, em pleno século XXI. Lá, aliando tecnologia de ponta a seus dons criminosos, ele chantageia uma fada decadente para roubar seu Livro, objeto que permitirá desvendar os segredos do Povo das Fadas e descobrir onde esse povo guarda uma enorme reserva de ouro. O único problema é que o Livro está em gnomês — o idioma das fadas, um alfabeto ancestral, jamais decifrado por um humano. De volta à sua segura mansão na Irlanda, ele trabalha freneticamente, com a ajuda de seu superpotente computador, até conseguir desvendar o código e traduzir o texto. Mas isso é só o início. Em um lance ousado, Artemis sequestra uma das criaturas do Povo das Fadas para assegurar o sucesso de seu plano. O que ele não esperava era se deparar com a capitã Holly Short, uma elfo valente e irritada da LEPrecon, a unidade de elite da polícia das fadas. Resultado: em pouco tempo, Artemis se vê em meio a um exército de fadas, gnomos, duendes, elfos e trolls, com armas muito mais avançadas que as dos humanos. Artemis está confiante que pode vencê-los quando bem entender, mas eles pararam de jogar conforme as regras. Aliando cenas de ação no melhor estilo James Bond, lendas celtas, seres encantados nada adoráveis e um charmoso anti-herói, Artemis Fowl: O Menino Prodígio do Crime é diversão garantida para leitores dos oito aos oitenta anos.


O Jogo do Exterminador (Saga de Ender #1) – Orson Scott Card

 


Em um futuro criado por Orson Scott Card, a humanidade está em guerra com alienígenas invasores e muitos dos combates são travados em outros sistemas solares, distantes do nosso. Como não existe uma tecnologia de voo mais rápida que a luz, os muito jovens são recrutados para amadurecerem à caminho do combate ou em regresso à Terra. Usar crianças-soldados como personagens também foi um modo do autor afirmar que toda guerra é um processo de destruição da inocência.
"O Jogo do Exterminador" (Ender's Game) conta a história de Ender Wiggin, um garoto de seis anos de idade, em quem os comandantes militares colocam todas as suas esperanças e de como ele sofre para sobreviver ao processo de brutalização psicológica imposto às crianças na Escola de Combate. Para dramatizar esse processo e ilustrar as dificuldades da luta contra um inimigo alienígena, Orson Scott Card criou a ideia da "sala de combate", lugar onde as crianças batalham em gravidade zero. 

Gregor, o Guerreiro da Superfície (As Crônicas do Subterrâneo #1) – Suzanne Collins

 


Dois anos, sete meses e treze dias... Esse é o tempo que a família de Gregor espera por notícias de seu pai. Todos já perderam as esperanças: a avó, que ocupa o único quarto com ar-condicionado da casa; a mãe, que precisa trabalhar em dupla jornada para sustentar a família; e Gregor, que com apenas 11 anos, sempre acaba tendo que dar uma de babá para as duas irmãs mais novas.
Em um verão especialmente quente em Nova York, Gregor terá que ficar na cidade enquanto Lizzie, a irmã do meio, curte as férias em um acampamento. Cuidando de sua irmãzinha Boots, sua maior “diversão” será descer com ela até o porão do prédio, onde fica a lavanderia coletiva. Apesar de ser divertida, Boots não é lá uma companhia muito interessante: ela só tem 2 anos e nem sequer consegue falar o nome do irmão direito...
Mas se Gregor achava que aquela seria uma noite como todas as outras, estava muito enganado. Enquanto tenta separar as roupas claras das escuras, Boots corre de um lado para o outro atrás de sua bola. E então, brincando por entre as máquinas, ela encontra um duto de ar, que suga os irmãos para um estranho mundo subterrâneo.
Após uma longa queda, Gregor e Boots chegam a um lugar assustador, e são resgatados por seres muito estranhos: baratas gigantescas e superevoluídas que, longe dos chinelos humanos, criaram uma sociedade no Subterrâneo. Mas elas não são as únicas: as amigáveis baratas levam os dois habitantes da Superfície para Regália, uma grande cidade erguida por seres humanos que, há séculos, seguiram o profeta e desbravador Bartholomew de Sandwich até as grandes extensões de terra sob a Superfície.
De repente, Gregor descobre que os regalianos acreditam que ele é um guerreiro lendário, cuja vinda fora prevista na mais enigmática das profecias de Sandwich. Agora, apesar de seus protestos, o menino deve liderar um grupo de austeros regalianos, silenciosos morcegos, baratas gigantes e misteriosas aranhas numa busca que tanto pode libertar seu pai e todo o Subterrâneo da terrível tirania dos ratos, quanto levar à completa aniquilação desse incrível universo paralelo que se esconde sob a cidade de Nova York.

 A Pirâmide Vermelha (As Crônicas dos Kane #1) – Rick Riordan

 


Desde a morte da mãe, seis anos atrás, Carter Kane viaja o mundo com o pai, o egiptólogo Dr. Julius Kane. Ele não frequenta a escola e seus pertences cabem em uma única mala. Enquanto isso, Sadie, sua irmã mais nova, é criada pelos avós em Londres. Ela tem tudo o que Carter queria: casa, amigos e uma vida “normal”. E ele, o que ela mais deseja: conviver com o pai. Depois de tanto tempo separados, os irmãos não tinham praticamente mais nada em comum. Até que na noite de Natal, em uma visita ao British Museum, o pai faz uma estranha promessa: tudo voltará a ser como antes. Mas seu plano dá errado, e os irmãos acabam assistindo ao momento em que um personagem misterioso desaparece com o egiptólogo e provoca uma explosão magnífica. Para salvar o pai, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada, na qual descobrem que os deuses do Egito Antigo foram despertados e algo terrível está para acontecer – e que tudo isso está relacionado com uma ligação ancestral entre os Kane e a Casa da Vida, ordem secreta que existe desde a época dos faraós. Primeiro volume da série As Crônicas dos Kane, A Pirâmide Vermelha leva aos leitores a aventura, o mistério e o irresistível humor já característicos dos livros de Rick Riordan, autor da bem-sucedida série Percy Jackson e os Olimpianos. Os capítulos narrados ora por Carter, ora por Sadie, dão à história o tom ao mesmo tempo engraçado e comovente da rivalidade e das provocações entre os irmãos, que mal se conhecem no início da saga, mas, quem sabe, ainda serão grandes companheiros.

Caminhos de Sangue (Dustlands #1) – Moira Young 




Saba passou a vida inteira na Lagoa da Prata, uma imensidão de terra desértica assolada por constantes tempestades de areia. O lugar não a incomoda, contanto que o irmão gêmeo, Lugh, esteja por perto. Quando, porém, uma gigantesca tempestade chega trazendo quatro cavaleiros de mantos negros em seu rastro, a vida que Saba conhece chega ao fim: Lugh é raptado e ela tem que embarcar em uma perigosa jornada para resgatá-lo. Repentinamente jogada na realidade selvagem e sem lei do mundo além da Lagoa da Prata, Saba não consegue pensar no que fazer sem Lugh para guiá-la. Por isso, talvez a maior surpresa seja o que descobre sobre si mesma: é uma lutadora incansável, uma sobrevivente feroz e uma oponente perspicaz. Com a ajuda de um audacioso e atraente fugitivo e de uma gangue de garotas revolucionárias, Saba se torna a protagonista de um confronto que vai mudar o destino de sua civilização. Com ritmo arrasador, ação constante e uma história de amor épica, Caminhos de Sangue é uma aventura grandiosa ambientada em um mundo futurista e violento.

Gone: O Mundo Termina Aqui (Gone #1) – Michael Grant





Num piscar de olhos, todos desaparecem.
Somem.
Só restam os mais jovens: adolescentes e crianças. Não existem mais professores, nem policiais, nem médicos, nem pais. E de repente, também não há telefones, nem internet, nem televisão. Não há como descobrir o que aconteceu. Nem como conseguir ajuda.
A fome é uma ameaça. Os valentões tentam dominar todos os outros. Uma criatura sinistra está à espreita. Os animais estão sofrendo mutações, e os próprios jovens estão mudando, desenvolvendo novos talentos – poderes inimagináveis, perigosos, mortais – que ficam mais evidentes a cada dia.
É um mundo novo e aterrorizante. Cada um terá de escolher seu lado para a batalha que se aproxima. Os moradores locais contra os riquinhos de um internato nos arredores. Os fortes contra os fracos. As aberrações contra os normais. E o tempo está acabando: no dia do seu aniversário, você também pode desaparecer, como todos os outros.

Um Motim no Tempo (Infinity Ring #1) – James Dashner





Furacões, terremotos e outros desastres naturais estão destruindo cidades, estados e países inteiros. E a organização SQ, apesar de ser responsável por controlar o planeta, parece não se esforçar para evitar a chegada do cataclismo que acabaria de vez com toda a humanidade.

Dak Smyth assiste a tudo isso de dentro de casa, fazendo aquilo de que mais gosta: estudar história e comer queijo. Até o dia em que seus pais saem para uma viagem curta e ele e sua melhor amiga Sera Froste, uma garota totalmente fascinada por física quântica, resolvem matar a curiosidade e se aventurar no laboratório de ciências dos pais dele.

Lá, encontram nada mais nada menos que um dispositivo que, assim que for finalizado, possibilitará a viagem no tempo - o Anel do Infinito. Sera, craque da matemática, consegue preencher a última lacuna nos cálculos e, quando os pais de Dak retornam, o mecanismo está pronto para ser usado. Na primeira tentativa, porém, os dois adultos desaparecem. Quando tudo parece estar perdido, Dak e Sera são recrutados pelos Guardiões da História, uma sociedade secreta criada há muitos séculos. Eles então descobrem que os agentes da SQ estavam alterando eventos históricos importantes para conseguir mais poder para a organização, gerando as Grandes Fraturas, que em breve levarão ao fim do mundo.

Assim, de posse do Anel, Dak e Sera viajarão pela história com a missão nada fácil de encontrar os pais de Dak, corrigir as fraturas e salvar o planeta. Neste primeiro volume da série, eles voltarão à Espanha de 1492, onde está a Primeira Fratura, com o objetivo de embarcar em uma das naus da expedição de Cristóvão Colombo e garantir que seja ele o responsável pela chegada dos europeus à América.

 Destino (Matched #1) – Ally Condie   




                                                           
Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade. Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

O Nome deste Livro é Segredo - Pseudonymous Bosch




Esta é uma história secreta e perigosa, reservada apenas aos mais corajosos. Antes de abrir este livro – seria prudente pensar bastante antes de fazer isso – é bom alertar que o leitor pode estar correndo perigo. Estas páginas escondem um misterioso segredo, e quem for atrás dele, como fizeram Cass e Max, é capaz de se meter em uma grande encrenca. Bem, na verdade, vai viver uma grande aventura, aprender algumas técnicas de investigação e enfrentar inimigos cruéis, mas não é garantido que consiga sair bem desta... Boa sorte para aqueles que decidam prosseguir a leitura. Um conselho de amigo: não conte nada a ninguém!

Os heróis desta história secreta e perigosa são Cass e Max Ernesto, dois jovens de onze anos que decidem investigar as misteriosas pistas deixadas por um velho mágico que morreu num incêndio. Estranhas mensagens em código, puzzles, jogos de palavras, segredos e inimigos perigosíssimos esperam os nossos heróis, mas serão eles capazes de vencer todas as provas e descobrir o grande segredo que o mágico escondia em seu caderno? Uma caixa repleta de frasquinhos – a Sinfonia dos Cheiros – e um pedido de auxílio são encontrados pelos dois aventureiros: pode ser uma pista para a solução do enigma que vai mudar suas vidas para sempre.

Veja bem, não só o nome deste livro é um segredo, como a história também é. Trata-se de um segredo – um grande segredo – que vem atormentando pessoas como você há mais de... Oh, não! Eu mencionei o segredo? Então já é tarde demais. Temo que agora nada vá impedi-lo. Abra o livro, se não tiver outro jeito. Mas, por favor, não conte a ninguém.

O Atlas Esmeralda (Os Livros do Princípio #1) – John Stephens




Há dez anos, numa noite de inverno, os irmãos Kate, Michael e Emma foram tirados de suas camas às pressas, perseguidos por criaturas estranhas e levados para longe de seus pais, os quais nunca mais viram. Desde então, os três passaram todo esse tempo vivendo em vários orfanatos sem saber o que de fato aconteceu naquela noite. Kate, a mais velha, é a única que tem lembranças dos pais, a quem jurou proteger seus irmãos a todo custo até que a família estivesse reunida novamente; Michael, o do meio, adora o mundo dos livros e histórias de magia e é sempre alvo de implicância dos garotos mais velhos; e Emma, a mais nova, é uma verdadeira encrenqueira, mas de grande coração. Quando chegam a uma mansão abandonada, os irmãos encontram um atlas encantado que os faz viajar no tempo e os leva para uma terra habitada por gigantes, anões, lobos famintos, crianças prisioneiras e uma condessa que é a fonte de todo o Mal. Assim, as crianças que apenas buscavam o paradeiro de seus pais acabam tendo que salvar o mundo.

Puros (Puros #1) – Julianna Baggott




Pressia pouco se lembra das Explosões ou de sua vida no Antes. Deitada no armário de dormir, nos fundos de uma antiga barbearia em ruínas onde se esconde com o avô, ela pensa em tudo o que foi perdido — como um mundo com parques incríveis, cinemas, festas de aniversário, pais e mães foi reduzido a somente cinzas e poeira, cicatrizes, queimaduras, corpos mutilados e fundidos. Agora, em uma época em que todos os jovens são obrigados a se entregar às milícias para, com sorte, serem treinados ou, se tiverem azar, abatidos, Pressia não pode mais fingir que ainda é uma criança. Sua única saída é fugir.

Houve, porém, quem escapasse ileso do Apocalipse.

Esses são os Puros, mantidos a salvo das cinzas pelo Domo, que protege seus corpos saudáveis e superiores. Partridge é um desses privilegiados, mas não se sente assim. Filho de um dos homens mais influentes do Domo, ele, assim como Pressia, pensa nas perdas. Talvez porque sua própria família se desfez: o pai é emocionalmente distante, o irmão cometeu suicídio e a mãe não conseguiu chegar ao abrigo do Domo. Ou talvez seja a claustrofobia, a sensação de que o Domo se transformou em uma prisão de regras extremamente rígidas. Quando uma frase dita sem querer dá a entender que sua mãe pode estar viva, ele arrisca tudo e sai à sua procura.

Dois universos opostos se chocam quando Pressia e Partridge se encontram. Porém, eles logo percebem que para alcançarem o que desejam — e continuar vivos — precisarão unir suas forças.

  

Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas? (Só Perguntas Erradas #1) – Lemony Snicket




Em uma cidade decadente, onde se criam polvos para a produção de tinta, onde há uma floresta de algas marinhas e onde um dia funcionou uma redação de jornal em um farol, um jovem Lemony Snicket começa o seu aprendizado em uma organização misteriosa. Ele vai atender seu primeiro cliente e tentar solucionar o seu primeiro crime, aos comandos de uma tutora que chama carro de “esportivo” e assina bilhetes secretos. Lá, ele vai cair na árvore errada, vai entrar no portão errado, destruir a biblioteca errada, e encontrar as respostas erradas para as perguntas erradas - que nunca deveriam ter passado pela cabeça dele. Ele escreveu um relato sobre tudo o que se passou, que não deveria ser publicado, em quatro volumes que não deveriam ser lidos. Este é o primeiro deles.

Tempest (Tempest #1) – Julie Cross



Em 2009, o jovem Jackson Meyer descobre que pode viajar no tempo. Durante os seus “saltos” para o passado, nada muda no presente. Isso era apenas uma diversão inofensiva, até que sua namorada Holly morre durante uma invasão à sua casa. Em pânico, ele consegue voltar dois anos, mas descobre que ficou preso no tempo. Desesperado para voltar e salvar Holly, Jackson resolve tocar sua vida em 2007 e tentar descobrir o que puder sobre suas habilidades. Não muito tempo depois, as pessoas que atiraram em Holly, membros de um grupo apelidado pela CIA de “Inimigos do Tempo”, vêm à sua procura para recrutá-lo ou matá-lo. Com tudo isso acontecendo e Jackson ainda tentando encontrar pistas sobre as origens de sua família para descobrir mais sobre suas habilidades, ele precisa decidir até onde está disposto a ir para salvar Holly e possivelmente, o mundo inteiro.









E então? Reconheceu um dos livros da lista? Já leu algum deles? Quais outras sagas que não foram citadas e que poderiam estar aqui? ;)

6 comentários :

  1. Já vi o filme de Ender's Game e achei muito bom! Não sabia que tinha livro, vou até ver onde posso comprar. Achei interessante o livro Caminhos de Sangue, parece ser muito bom.
    Há duas séries que gosto bastante e que são pouco conhecidas: Os Lobos de Mercy Falls e Noite Eterna. Maravilhosos!

    Beijos,
    Diário Nepente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ângela :)
      Eu já li Ender's game e eu simplesmente amo esse livro. Super recomendo!
      Valeu pela dica! Em breve, teremos mais sagas legais para divulgar ^-^
      Beijos!

      Excluir
  2. Ahh que legal a ideia do post, gostei muito e me interessei pelas sagas: A Pirâmide Vermelha, Gone, O Mapa Esmeralda e Tempest. Continue fazendo posts assim, sério, eu adoro conhecer livros novos e sagas principalmente. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Ainda tem muita coisa legal vindo aí ;)

      Excluir