quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Resenha: O Beijo das Sombras








Título: O Beijo das Sombras
Série: Academia de Vampiros – Livro 1
Autora: Richelle Mead
Ano: 2010
Edição: 2
Editora: Agir
Número de páginas: 320
Avaliação: 10


Sinopse: 

Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?



Resenha:

Para ser sincera, eu fiquei com um pé atrás para ler O Beijo das Sombras. Eu sei o que você pode estar pensando. “Mais um livro de vampiros? E ainda uma escola cheia deles? Argh.” Eu sei como é, porque foi exatamente o que eu pensei. Digamos que a literatura vampiresca não tem levado muito crédito ultimamente.  Mas então eu li o primeiro livro de Academia de Vampiros.

E caramba. 

O que eu estava perdendo esse tempo todo?

Pra começar, esqueça tudo que você sabe sobre vampiros. A série Academia de Vampiros foi toda baseada na mitologia romena, então tem alguns conceitos que você precisa aprender antes de ler a saga:


Dampiros – Metade vampiros, metade humanos. Isso os torna muito legais porque eles têm todas as habilidades de um vampiro, mas nenhuma de suas fraquezas (não precisam beber sangue, por exemplo, e podem ficar expostos ao sol). Os dampiros treinam durante parte da vida para se tornarem guardiões dos vampiros Moroi (vou apresentá-los a seguir).

Moroi – Vampiros pacíficos e mortais, ou seja, eles nascem e envelhecem como qualquer pessoa comum. Os Moroi precisam se alimentar de sangue, mas nunca em dose suficiente pra matar, e não toleram muito a luz do sol. É uma raça intimamente ligada à natureza e à magia, e seus membros podem controlar os quatro elementos (água, terra, fogo e ar), mas cada um se especializa em um elemento específico. 

Strigoi – São os vampiros que a gente conhece: fortes, malignos e prontos pra matar. Mortos-vivos, os Strigoi só podem ser mortos de verdade com uma estaca de prata, decapitados ou pelo fogo, e não toleram a luz do sol de jeito nenhum. Ninguém nasce um Strigoi, mas qualquer um pode se transformar em um, seja humano, dampiro ou Moroi. Eles preferem se alimentar do sangue Moroi, e é por isso que os dampiros estão lá para protegê-los.


Bem, nem preciso dizer o quanto a narrativa de Academia de Vampiros me surpreendeu. Instigante, que consegue te prender a cada página para saber o que virá em seguida, uma história muito bem construída e que, ao mesmo tempo em que consegue explicar o essencial a ser entendido, mantém um suspense eletrizante até o fim. Richelle Mead cria uma narrativa maravilhosa, repleta de ação, aventura, drama, romance, humor e suspense, em doses na medida certa.

Mas tudo isso funciona principalmente por causa da fantástica protagonista: Rose Hathaway.  Devo acrescentar que tenho uma certa aversão por protagonistas. Quero dizer, muitas vezes, por mais que o livro seja muito legal, o protagonista consegue te irritar bastante, seja por suas atitudes ou a falta delas. E também, quando a protagonista é uma garota, corre o risco de a narrativa ficar melosa demais, ou ela focar tanto no romance entre os personagens, que deixa de lado as outras coisas, que também são importantes. Felizmente, a Rose não é assim.

Forte e destemida, Rose é uma adolescente de 17 anos estudante da São Vladimir, uma escola para vampiros, oculta do mundo humano e muito bem protegida por guardiões e escudos mágicos, que impedem a entrada de qualquer ameaça, e a tornam um dos lugares mais seguros do mundo para os vampiros (bem legal, não é?). Rose é uma dampira em treinamento para ser a guardiã da sua melhor amiga, Lissa Dragomir, uma princesa Moroi, última de sua família, depois de um acidente que matou seus pais e seu irmão, do qual apenas Lissa e Rose sobreviveram.

Os vampiros, apesar de viverem no mundo humano, possuem leis e governo próprios, uma monarquia em que as doze famílias reais se alternam no trono. Como Lissa é a última descendente de uma das famílias mais importantes da realeza (e também sua melhor amiga), Rose entende perfeitamente a importância de mantê-la segura. “Eles vêm primeiro”, é o lema dos guardiões em relação aos seus protegidos, e no que Rose acreditou a sua vida inteira. Ela é bem capaz de cumprir com as suas obrigações, e até morreria por Lissa sem hesitação, se fosse necessário.

Mas então o inesperado acontece: um estranho laço surge entre as duas. Através desse laço, Rose é capaz de saber o que Lissa está sentindo ou pensando, e até mesmo entrar na mente da amiga e ver o mundo através de seus olhos. Um laço entre um Moroi e seu guardião é algo extremamente raro no mundo dos vampiros, e como se já não fosse o suficiente, eventos recentes levam Rose a acreditar que a escola pode não ser um lugar tão seguro quanto pensava, então ela e Lissa fogem da São Vladimir e conseguem viver sozinhas durante dois anos entre os humanos, até serem encontradas e levadas de volta à escola.

Mas o que de tão ruim aconteceu para acreditarem que um dos lugares mais seguros do mundo não é mais tão seguro assim? E, o que quer que seja, como vão se proteger agora que estão de volta? São esses os mistérios que rondam a vida de Rose e Lissa, e que tornam a história tão empolgante. Mas não se preocupe se acha que essa falta de informações prejudica o enredo. Nem um pouco. A história segue perfeitamente o seu curso, e algumas situações são esclarecidas melhor através de flashbacks e descrições de eventos anteriores.

Rose narra o livro em primeira pessoa.  Ela é o tipo de personagem que você já ama logo de cara, sempre pronta para o que der e vier, e sua personalidade divertida e impulsiva é o que a torna uma personagem tão incrível (apesar de metê-la em apuros algumas vezes). Lissa pode ser uma personagem frágil e delicada, mas é super carismática, e apesar das personalidades opostas, Rose e Lissa possuem uma amizade inseparável e muito legal de se ver.

Os outros personagens são bem construídos, e tornam o livro ainda mais cativante. O instrutor de Rose, Dimitri (que sempre consegue arrancar alguns suspiros), Christian, com seu jeito sarcástico, mas amável, Mason, Natalie, e até mesmo Mia. Todos os personagens possuem motivações que justificam suas ações e o seu jeito de ser, fazendo com que todos se encaixem perfeitamente na história.

Com um vilão inesperado e um final de tirar o fôlego, O Beijo das Sombras já conseguiu tornar Academia de Vampiros uma das minhas sagas favoritas, e promete trazer muito mais de Rose Hathaway e o mundo secreto dos vampiros nos próximos livros. Encantadora e emocionante, é uma série recomendada para todos os tipos de leitores, e mesmo quem não gosta muito da literatura vampiresca pode se surpreender.
 


2 comentários :

  1. Adorei a resenha, a algum tempo comecei a ler
    esse gênero literário e me apaixone.
    O seu cantinho é lindo, parabéns.

    Seguindo aqui... Beijinhos.

    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/01/unboxing-livro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que você gostou ^-^

      Beijinhos!

      Excluir