segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Viagens no Tempo


A ficção científica revolucionou o conceito de viagem no tempo. Através de livros, séries e filmes, viajamos com os personagens, vivenciamos os eventos que já passaram e descobrimos aqueles que ainda vão acontecer no futuro. Mesmo sendo ficção, obras relacionadas a viagem no tempo são como ver nossos sonhos se tornarem realidade, e é por isso que dedicamos este post a elas, apresentando algumas obras memoráveis sobre esse tema:




A Família do Futuro



Dirigido por Stephen J. Anderson, o filme de animação conta a história de Lewis, um garoto órfão e também um inventor brilhante. A fim de encontrar sua mãe biológica, ele cria o escâner de memória, uma invenção que permitirá que ele enfim tenha uma família. Porém, antes mesmo de utilizá-la, a máquina é roubada pelo Bandido do Chapéu Coco. Lewis recebe então a inesperada visita de Wilbur Robinson, um jovem misterioso que o leva em uma viagem no tempo. Já no futuro, Lewis conhece os Robinsons, a família de Wilbur, que mudará a sua vida para sempre. Lançado em 2007, o filme foi inspirado no livro “A Day with Wilbur Robinson”, de William Joyce.



A Máquina do Tempo



Considerado a primeira obra de ficção científica a abordar o tema da viagem no tempo através de um veículo que permite ao seu operador viajar propositadamente e de forma seletiva, o livro "A Máquina do Tempo" de H.G. Wells conta a história do personagem conhecido apenas como "O Viajante do Tempo", que desenvolve, com base em conceitos matemáticos, uma máquina capaz de se mover pela Quarta Dimensão, neste caso considerada como a dimensão do tempo. O livro foi adaptado para o cinema em 1960 pelo diretor George Pal e em 2002 por Simon Wells e Gore Verbinski.



De Volta para o Futuro



Uma das franquias cinematográficas mais famosas de todos os tempos, "De volta para o Futuro" segue as aventuras de um adolescente e um cientista excêntrico que utilizam um DeLorean como máquina do tempo para viajar para diferentes momentos da história. Os filmes da trilogia dirigida por Robert Zemeckis foram lançados em 1985, 1989 e 1990, e arrecadaram quase um bilhão nas bilheterias mundiais.


 

Doctor Who



Aclamada série britânica, "Doctor Who" segue as aventuras do Doutor (The Doctor), um senhor do tempo – humanoide alienígena viajante do tempo, em sua nave espacial e máquina do tempo conhecida como TARDIS, que se assemelha a uma cabine policial londrina dos anos 60. Uma das melhores e mais bem sucedidas séries da televisão, "Doctor Who" já ganhou diversos spin-offs e o personagem-título já foi interpretado por 12 atores diferentes, atualmente por Peter Capaldi. A série foi renovada para uma nova temporada, prevista para o segundo semestre de 2015.



Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban



No terceiro livro da franquia Harry Potter de J.K. Rowling, Harry e Hermione utilizam o vira-tempo, objeto que permite voltar no tempo, para libertar Sirius, o padrinho de Harry, e salvar Bicuço, o hipogrifo condenado à morte. O filme baseado no livro foi lançado em 2004 e dirigido por Alfonso Cuarón.


Infinity Ring



Série de livros que acompanha dois amigos, Dak Smyth e Sera Froste, quando encontram um anel misterioso e são transportados a diversos eventos históricos através dos séculos para restaurar a história e o futuro da humanidade. Reunindo autores como James Dashner, Carrie Ryan e Lisa McMann, a série está atualmente no oitavo livro publicado.


O Exterminador do Futuro


No filme de ficção científica, um ciborgue com inteligência artificial, interpretado por Arnold Schwarzenegger, é transportado no tempo, de 2029 até o dia 12 de maio de 1984, com o objetivo de alterar o curso da história e consequentemente, o futuro. Com estreia em 1984 e dirigido por James Cameron, o sucesso do filme lhe rendeu quatro sequências, a quarta prevista para estrear no dia 2 de julho de 2015.


Outlander



Série de livros de Diana Gabaldon, "Outlander" conta a história de Claire Randall, uma enfermeira em 1945 que é misteriosamente transportada através do tempo e mandada para 1743, onde se apaixona por um nobre guerreiro escocês. Uma série de TV baseada nos livros estreou em 2014 e a primeira temporada está atualmente em exibição.


Perdida



Série de livros nacional da autora Carina Rissi, "Perdida" conta a história de Sofia, uma jovem acostumada com as facilidades da vida moderna, até que, após comprar um celular novo, Sofia se vê misteriosamente transportada ao século dezenove. Com o terceiro livro da série confirmado, um filme baseado no primeiro livro está previsto para ser lançado em 2015.



Questão de Tempo


Filme de 2013, dirigido por Richard Curtis. Ao completar 21 anos, Tim é surpreendido com a notícia dada por seu pai de que pertence a uma linhagem de viajantes no tempo. Ou seja, todos os homens da família conseguem viajar para o passado, bastando apenas ir para um local escuro e pensar na época e no local para onde deseja ir. Cético a princípio, Tim logo se empolga com o dom ao ver que seu pai não está mentindo. Sua primeira decisão é usar esta capacidade para conseguir uma namorada, mas logo ele percebe que viajar no tempo e alterar o que já aconteceu pode provocar consequências inesperadas.
 

Te Amarei para Sempre



Dirigido por Robert Schwentke, o filme "Te Amarei para Sempre" conta a história de Henry DeTamble, um bibliotecário de Chicago com uma desordem genética que faz com que ele viaje no tempo aleatoriamente, e se apaixona por Clare Abshire em suas viagens. O filme é baseado no livro A Mulher do Viajante do Tempo, de Audrey Niffenegger.


Tempest



Série de livros de Julie Cross, iniciada por Tempest, e seguida por Vortex e Timestorm. Em 2009, o jovem Jackson Meyer descobre que pode viajar no tempo. Durante os seus “saltos” para o passado, nada muda no presente. Isso era apenas uma diversão inofensiva, até que sua namorada Holly morre durante uma invasão à sua casa. Em pânico, ele consegue voltar dois anos, mas descobre que ficou preso no tempo. Desesperado para voltar e salvar Holly, Jackson resolve tocar sua vida em 2007 e tentar descobrir o que puder sobre suas habilidades. Não muito tempo depois, as pessoas que atiraram em Holly, membros de um grupo apelidado pela CIA de “Inimigos do Tempo”, vêm à sua procura para recrutá-lo ou matá-lo. Com tudo isso acontecendo e Jackson ainda tentando encontrar pistas sobre as origens de sua família para descobrir mais sobre suas habilidades, ele precisa decidir até onde está disposto a ir para salvar Holly e possivelmente, o mundo inteiro. 



Terra Nova



A série “Terra Nova” inicia-se no ano de 2149 D.C., quando a Terra está a caminho da destruição. Buscando uma forma de salvar a humanidade, um grupo de cientistas consegue abrir uma fissura no tempo e no espaço contínuo, criando um portal para o passado do planeta. Um grupo de colonizadores viaja pelo tempo e passa a viver no período pré-histórico. Infelizmente, devido à baixa audiência, a série foi cancelada com um total de 13 episódios.




E quanto a você? Qual a sua viagem no tempo favorita? ;)



2 comentários :

  1. Respostas
    1. Doctor Who é uma série maravilhosa! É muito legal encontrar alguém que goste também :3
      Obrigada pela visita!

      Excluir