terça-feira, 26 de abril de 2016

Apocalipse Zumbi


O mortos-vivos estão à solta! São várias as obras que retratam universos dominados por zumbis, e a popularidade desses devoradores de cérebros aumenta a cada dia, conquistando fãs no mundo todo, além de adaptações de todos os tipos. E, como sabemos que todo mundo adora uma boa história de zumbis, aqui vai uma lista com alguns dos melhores livros, séries e filmes desse gênero:



A Floresta de Mãos e Dentes


Escrita pela autora Carrie Ryan, A Floresta de Mãos e Dentes traz a história da jovem Mary, em um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis. Vivendo em um vilarejo na Floresta de Mãos e Dentes, envolto por uma enorme cerca, Mary acredita estar protegida dos perigos que rondam do lado de fora; até o dia em que a cerca é violada. O primeiro livro da trilogia foi lançado no Brasil pela editora Underworld, mas o restante da série permanece sem previsão de lançamento no país. Recentemente, a atriz Maisie Williams, da série Game of Thrones, assinou contrato para protagonizar a adaptação cinematográfica do primeiro livro da saga, que ainda não tem previsão de estreia nos cinemas.


A Noite dos Mortos-Vivos


O maior clássico de zumbis do cinema! Lançado em 1968 e dirigido por George A. Romero, o filme retrata os acontecimentos após a queda de um satélite, que provoca uma radiação capaz de fazer os mortos saírem de suas covas e devorar quem quer que esteja em sua frente. Os protagonistas são um grupo de refugiados em uma casa que tentam sobreviver ao ataque das temíveis criaturas. O sucesso da produção rendeu quatro sequências do mesmo diretor e mais cinco filmes dirigidos pelo co-roteirista, John Russo, além de tê-lo tornado um clássico dos filmes do gênero.


Apocalipse Z


O que você faria se, um belo dia, ao acordar, descobrisse que a humanidade está caindo aos pedaços?
No início era um simples blog. Registros de estranhos acontecimentos noticiados pelos meios de comunicação. Os acessos foram crescendo, até que se tornou um dos endereços mais acessados na Internet na Espanha. A partir dessa experiência de sucesso, Manel Loureiro escreveu esta que é uma assustadora e inovadora ficção sobre um mundo tomado por estranhas criaturas que mais parecem mortos-vivos. O mais interessante é que a história é narrada como um registro que o protagonista faz em um blog sobre suas impressões. A trilogia foi publicada no Brasil pela editora Planeta de Livros.


Eu sou a lenda


Eu sou a lenda, do autor Richard Matheson, se passa em um mundo pós-apocalíptico assolado por uma terrível praga, que transformou todos os seres humanos em criaturas sedentas de sangue. Robert Neville acredita ser o último homem na terra que não sucumbiu à praga, enquanto luta pela sua própria vida. O livro foi adaptado para o cinema três vezes, a versão mais famosa lançada em 2007, dirigida por Francis Lawrence e protagonizada pelo ator Will Smith.


Guerra Mundial Z


Com Guerra Mundial Z, o norte-americano Max Brooks faz uma paródia dos guias de sobrevivência convencionais e expõe a paranoia coletiva que tomou conta do mundo, em especial dos Estados Unidos, na era Bush. No livro, que dá continuidade ao bem-sucedido O guia de sobrevivência aos zumbis, o autor  faz o papel de um agente da Comissão Pós-Guerra proveniente dos Estados Unidos que publica seu relatório uma década após a guerra da humanidade contra os zumbis, transformando o livro em uma compilação de notas pessoais na forma de um conto em primeira pessoa. Uma adaptação cinematográfica homônima foi lançada em 2013, dirigida por Marc Foster e protagonizada por Brad Pitt. Uma sequência do filme foi anunciada para o dia 9 de junho de 2017, com Brad Pitt novamente no papel principal.


Guia de Sobrevivência a Zumbis


O Guia de Sobrevivência a Zumbis, livro que antecede Guerra Mundial Z, é um guia cômico para se ter proteção total contra mortos-vivos. Através de passagens bem-humoradas, o autor oferece, também, uma visão implacável das paranoias das superpotências através de doses generosas de humor bizarro. Neste guia, Max Brooks explica detalhadamente e passo a passo como se defender dos seres monstruosos, desde a fisiologia do morto-vivo e a preparação de sua residência para o ataque até a escolha de um bom plano de fuga, detalhando quais armas são mais úteis e as melhores técnicas para exterminar essas vis criaturas. No fim do guia, Max ainda relata algumas sanguinolentas invasões ocorridas ao longo dos séculos para evitar ondas de pânico em massa. Max Brooks dá todas as dicas pra que a humanidade consiga derrotar os zumbis e manter-se no posto de maior predador do planeta. O livro foi publicado no Brasil pela editora Rocco.

In the Flesh


A série britânica In The Flesh traz um diferencial ao ser situada após um apocalipse zumbi, quando uma cura para a doença é encontrada e os ex-zumbis são reintegrados à sociedade. Utilizando medicamentos, lentes de contato, implantes e maquiagem corretiva, as vítimas tentam se misturar às outras pessoas. O elenco principal da série conta com os atores Luke Newberry, Kenneth Cranham, Steve Cooper, Marie Critchley e Harriet Cains. Finalizada em 2014 com duas temporadas, In The Flesh aborda temas como preconceito e aceitação.



Paranorman


Provavelmente o melhor filme de animação sobre zumbis já criado! Paranorman traz a história de Norman Babcock (Kodi Smit-McPhee), um garoto que consegue ver e falar com os mortos. Um dia, o tio de Norman conta sobre um importante ritual anual realizado na cidade, com o objetivo de protegê-la de uma maldição jogada por uma bruxa séculos atrás. Norman resolve ajudar no ritual, mas as coisas não saem como o planejado e uma nuvem mágica faz com que os mortos se levantem das tumbas da cidade. O filme de animação em stop-motion foi dirigido por Sam Fell e Chris Butler, tendo sido lançado no dia 17 de agosto de 2012 nos EUA.



Resident Evil


Baseada na franquia de games homônima, a série de filmes Resident Evil traz a empresa ficcional Umbrella Corporation como a responsável pela liberação de um vírus que ocasionou no apocalipse zumbi. A história segue a protagonista Alice, ex-funcionária da Umbrella, que se revolta contra a corporação. Os filmes, protagonizados pela atriz Milla Jovovich, tomam um rumo completamente diferente dos games nos quais foram baseados, ganhando até mesmo uma série de livros inspirada na versão cinematográfica, escritos por Keith R.A. DeCandido. A saga já teve cinco filmes lançados: Resident Evil: O Hóspede Maldito, Resident Evil: Apocalipse, Resident Evil: Extinção, Resident Evil: Recomeço, e Resident Evil: Retribuição. O último filme da franquia, Resident Evil: The Final Chapter, está previsto para estrear no dia 27 de janeiro de 2017.


Sangue Quente / Meu Namorado é um Zumbi


O livro Sangue Quente, do autor Isaac Marion, traz a divertida história do jovem zumbi R, que está vivendo uma crise existencial. Após devorar o cérebro de um adolescente, R vivencia suas memórias, apaixonando-se por sua namorada, Julie, o que provoca uma reação em cadeia que segue transformando os outros zumbis. A história ganhou uma adaptação cinematográfica em 2013, intitulada Meu Namorado é um Zumbi, no Brasil, e protagonizada por Nicholas Hoult e Teresa Palmer. O filme, dirigido por Jonathan Levine, foi bem recebido pela crítica e pelo público.


The Walking Dead / Fear the Walking Dead


Baseada na série de quadrinhos homônima de Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard, The Walking Dead se tornou uma das séries de maior sucesso da TV atual, ao trazer a história do xerife Rick Grimes (Andrew Lincoln) que, ao acordar de um coma de meses, encontra-se em um mundo pós-apocalíptico, devastado por zumbis, enquanto o que resta da humanidade luta pela sobrevivência. Com a sua sétima temporada confirmada, o sucesso da série rendeu um spin-off chamado Fear The Walking Dead, que conta a história de uma família no início da devastação. Fear The Walking Dead foi renovada para sua terceira temporada, atualmente exibida no Brasil pelo canal AMC. The Walking Dead é exibida no Brasil pelo canal FOX.


Z Nation


Ambientada três anos após um apocalipse zumbi ter destruído o país, Z Nation mostra um grupo de "heróis do dia-a-dia" que deve transportar o único sobrevivente de Nova York para a Califórnia, onde ainda existe um laboratório viral esperando pelo sangue. Apesar de os anticorpos que ele carrega serem os últimos do mundo, e a melhor esperança para uma vacina, ele esconde um segredo que ameaça a todos. Com a sobrevivência da raça humana posta à prova, uma jornada pela sobrevivência se inicia. A série, produzida pelo SYFY, apresenta um teor mais voltado para a comédia, contando com os atores Kellita Smith, DJ Qualls, Michael Welch e Keith Allan no elenco principal. Com suas duas primeiras temporadas disponíveis na Netflix no Brasil, Z Nation foi renovada para sua terceira temporada, ainda sem data de estreia.


Zumbilândia


Paródia dos filmes de zumbis, Zumbilândia foi sucesso de público e de crítica em 2009 ao trazer a história de um jovem metódico tentando sobreviver em meio ao apocalipse zumbi e encontrar um refúgio seguro, junto a um grupo de sobreviventes desajustados que encontra pelo caminho. O elenco principal do filme, dirigido por Ruben Fleischer, é composto por Jesse Eisenberg, Woody Harrelson, Emma Stone e Abigail Breslin. Em 2013, a Amazon tentou adaptar o filme para uma série de TV com um novo elenco, tendo lançado o episódio piloto na internet, mas a série foi cancelada pouco tempo depois. Recentemente, uma sequência do filme foi anunciada, a ser dirigida pelo mesmo diretor, mas ainda não há previsão de estreia nem nomes confirmados no elenco.



Fontes: Adoro Cinema / Banco de Séries / Saraiva / Skoob 



Nenhum comentário :

Postar um comentário